STUDIO 33 EM FOCO: Respeitável público, com vocês, o GRUTI

Respeitável público, com vocês, o GRUTI


Não via a hora de falar da princesinha da cultura de Itinga
(Sim, esse título foi eu quem dei)

Por Allef Heberton  - Colunista do Studio 33 Em Foco

O GRUTI!

"Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!" Quem nunca ouviu essa frase corriqueira nos espetáculos que o GRUTI - Grupo teatral Itinguense, fazia? Bons tempos, que não voltam mais (Graças a Deus). Durante muitos anos o GRUTI levou sua marca por todos os lugares com o espetáculo "A morte do palhaço", idéia original do meu querido amigo, Weslley Barcelos, intextualizada da peça as grandes lonas do céu de Fernando Limoeiro. Bons tempos, como eu já disse, mas que passou (amém). Precisávamos de coisas novas, urgentemente. 
Clique para ampliar a foto
Tópico 1- Herena me levou pra uma entrevista com Mestre Ulisses Mendes
Tópico 2- Ulisses contou a história de um homem que vendeu a alma para o diabo porque queria ser rico.
Ps: A família desse homem é daqui de Itinga.
Tópico 3- Eu escrevi um espetáculo sobre tudo que ouvi.

No dia 15 de novembro de 2019, às 20h, de uma noite quente, no mercado Municipal, estreávamos o primeiro espetáculo com a nova formação do Gruti. Queria algo diferente, um terror: "Vendo minha alma e meu corpo, me entrego por inteiro ao diabo"


Um drama: "Você quer viver aqui pra sempre? Tirando do almoço pra comer na janta?" Uma ironia: " Eu pedi pra Deus por diversas vezes, mas ele não me ouviu. Eu até já deitei para o "santo"" E uma dose de comédia: "E aí Cícero, tá bonitão. Não vá dizer que o "diabão" ouviu suas preces".

Que mistura que deu o que falar. Casa cheia, esvaziando durante o espetáculo. Fugiram de medo. E eu como um bom diretor? Amei. Era a resposta que eu precisava. O gruti estava pronto para se reinventar e rodar o Brasil, mas veio a pandemia. Veio a pandemia e a nova ideia. Como fazer o Gruti rodar o Brasil sem sair de Itinga? 02 de outubro de 2020, às 23h30, de uma noite quente. A Rede Minas transmitia para todo o estado, 11 minutos do espetáculo "O pacto - O homem que vendeu a alma para o diabo", que também pode ser visto na WebTv sobre Mestre Ulisses no canal da prefeitura Municipal de Itinga. "Uai Hetty, Minas Gerais é o Brasil? Sim.


Gente, quase esqueci daquele que criou, executou, cuidou e deu vida ao Gruti, meu tio, Jô Pinto. Quando vocês voltarem aqui eu conto um gulim da história dele, de Herena, de Ulisses, de Weslley e de tantos outros que fazem a diferença na nossa cidade. 
Vocês lembraram de trazer o biscoito?


Texto: Allef Heberton - Colunista do Studio 33 Em Foco
Fotos: Arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Maravilhoso, o gruti é maravilhoso!
    Amo assistir, participar eu amooo ❤

    ResponderExcluir