Por Guilherme Silva - Colunista do Studio 33 Em Foco
E aí, tudo bem? Aqui é o Guilherme e estamos com frequência, aqui nesse canal conversando sobre negócios, e um fator fundamental para o seu negócio ter mais sucesso é o planejamento. Fazer um plano de negócio é muito complexo, mas precisamos saber que riscos vamos correr na hora de estar em campo, com o negócio rodando.
Essa etapa que o ideal é que seja feita antes de tudo para não atropelar os processos, porque isso é essencial para o nosso sucesso. Porém, se for necessário trocar a roda com o carro em movimento, vamos fazer…..
Talvez você não tenha o conhecimento necessário, mas vou te apresentar uma ferramenta para simplificar a sua vida.
Se você quer acompanhar o que falo sobre gestão lá no Instagram, será um prazer te receber, CLIQUE AQUI que estou te esperando. Mas antes, termine a leitura que é super importante para a sua empresa
1 – Plano de negócio simplificado
Esse modelo que vou te apresentar hoje é muito simples e vai te dar uma ótima visão do que precisa fazer para prosperar.
Você vai precisar do MAT, que significa Metas, Ações para atingi-las e Tarefas para serem realizadas nas ações.
Só com 3 análises você vai ter uma imensa ajuda para planejar o seu negócio.
O MAT é exatamente para aquelas pessoas que não estão acostumadas com técnicas de gestão, sendo um plano de negócio simplificado.
2 – Eu preciso de um plano de negócio?
Com toda a certeza, sim!
No Brasil, apenas 1% das empresas fez algo parecido com um plano de negócio quando abriu suas portas.
Isso se dá porque a maioria deles não teve a oportunidade de poder estudar para saber o que viabiliza ou não um negócio, e suas tomadas de decisões.
Apesar das várias recomendações dos especialistas sobre a importância dessa ferramenta, não se dá a devida importância e muitas empresas fecham suas portas antes de completarem 2 anos de existência.
Gestão 360 - Plano de negócios |
3 – Como fazer o MAT?
É muito simples, comparado ao plano de negócio completo, você vai precisar ter metas e estudar bem o mercado que quer se inserir.
Pela sua simplicidade, ele tem suas limitações, mas é muito útil para pequenos empreendedores que estão começando a sua jornada agora.
Qual a sua meta? Responda essa pergunta com a maior sinceridade possível, como: faturar, no meu primeiro ano, R$ 4.000,00 por mês com limpeza de pele.
Para atingir a sua meta, você vai precisar planejar as suas ações, quais serão? Exemplo: ser a mais capacitada da região, oferecer cartão fidelidade, vender pacotes para família, fazer diversos convênios, etc.
Agora é a hora de ser mais detalhada e específica, chegou o momento de listar as tarefas para compor as ações e atingir as metas.
Os exemplos de tarefas são:
Ser a mais capacitada da região (ação) – Estudar na melhor instituição e fazer capacitações com os mais qualificados do mercado (tarefa);
Oferecer cartão fidelidade (ação) – Cada tipo de pele merece um tratamento diferenciado, por isso, a frequência vai premiar as clientes mais assíduas (tarefa);
Vender pacotes para a família (ação) – Está cada vez mais comum o afloramento da vaidade masculina, portanto, através da cliente principal, esposa ou filha, atingir a família completa com seu serviço (tarefa);
E por aí vai, como disse antes, a tarefa que compõe a ação e isso vai fazer toda diferença.
Gestão 360º |
Tenha foco no seu negócio, aplique o MAT, ele vai te ajudar em várias coisas, inclusive a planejar a evolução financeira.
Mesmo que você seja uma microempreendedora individual, não vale a pena ficar pensando pequeno, deve ter metas claras de crescimento e evolução.
Tudo está pautado no planejamento e por ele, atingir o sucesso pode ser mais fácil e prazeroso, já que terá tudo programado.
Depois volte aqui e nos conte como foi a sua experiência, sucesso!
Até o nosso próximo encontro e vamos lá pro Instagram comigo CLIQUE AQUI e vamos bater um papo por lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário